Uma experiência perspicaz com um cliente coaching executivo: 4 ingredientes

 Como equipa, temos milhares de horas de coaching individual coaching executivos ao longo de décadas e em dezenas de organizações. Uma das experiências que estamos a viver agora destaca-se pela sua natureza positiva. Depois de ouvirmos o entusiasmo do CEO e do DRH pelas importantes evoluções que observaram nos coachees no início do trabalho coaching , perguntámo-nos o que poderia explicar este sucesso. E encontrámos 4 "ingredientes":

1) Crença de que já são capazes e que se desenvolverão mais (vs. dúvida e correção): o pedido de coaching executivo individual foi feito para duas pessoas em quem o CEO e os RH acreditam e estão muito interessados em ajudar a progredir, para lhes dar novas e maiores responsabilidades. Esta crença é sentida em múltiplas dimensões e faz com que as pessoas que apoiamos se sintam muito motivadas a dar o seu melhor e a aproveitar a oportunidade (este pedido contrasta com situações em que nos pedem para sermos a "tábua de salvação" de alguém, a última oportunidade antes de pedir à pessoa para sair... como é que nos envolvemos plenamente num processo quando temos pouca esperança de conseguir inverter a perceção que a organização tem de nós?) 

2) Apoio muito ativo do seu líder: o CEO (líder dos nossos coachees) está muito envolvido no desenvolvimento de ambos os líderes. Dá-lhes apoio e feedback com frequência:

  • Acompanha-os no "terreno" - visita-os nas geografias que lideram, está com eles nas reuniões, passa tempo com eles em cada uma dessas "visitas" e celebra as mudanças de comportamento de uma forma genuína e focada;

  • Esteve muito envolvido na informação inicial dos coaches sobre o apoio que procurava para estes membros da sua equipa;

  • Investiu na preparação de uma sessão conjunta connosco, na qual reiterou o seu apreço e a sua confiança nos coachees, deu-lhes feedback positivo sobre os esforços e progressos que observou e partilhou o que considerava serem as próximas etapas do seu desenvolvimento.

3) Planeamento deliberado do desenvolvimento no terreno: antes de assumirem as suas novas funções, estas pessoas foram preparadas - colocadas a trabalhar com outras que faziam bem aquilo que se esperava que desenvolvessem.

4) Novas funções que promovem o desenvolvimento: os nossos coaches receberam novos - e maiores - desafios que lhes permitiram testar-se e superar-se. Desde o início do trabalho coaching , estas pessoas sabiam que a organização e a sua direção estavam empenhadas em prepará-las e em criar as melhores condições para serem bem sucedidas nas suas novas funções.

O coaching é um dos elementos de apoio a estes líderes, integrado num conjunto com outras iniciativas da organização (e não uma ação isolada, que muitas vezes tem um impacto muito menor). Aos nossos olhos, o sucesso dos nossos coachees resulta das várias oportunidades de desenvolvimento que lhes foram oferecidas, convergindo na mesma direção: o olhar positivo sobre as suas capacidades e potencialidades de desenvolvimento, o apoio regular do seu líder, a atribuição de funções que lhes permitam desenvolver-se mais, a preparação deliberada no terreno e coaching.

Enquanto coaches, vivemos com grande entusiasmo esta relação de parceria e de apoio mútuo, na qual complementamos outros importantes esforços internos. Os vários "ingredientes" que a empresa reuniu permitiram-nos trabalhar num contexto invulgarmente favorável, o que impulsionou as acções coaching com um nível de empenho, abertura e resultados igualmente invulgar.

Joana Domingues e Teresa Oliveira 

*Photo by Ratul Ghosh on Unsplash

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